quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sugestões de livro



Nome do livro: Capitães de Areia, de Jorge Amado

Sinopse: Os Capitães da Areia são um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, há uma seqüência de pseudo-reportagens, explica-se que os Capitães da Areia são um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como os adultos antes do tempo que são.



Nome do Livro: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Sinopse: O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. Pela mão do pequeno príncipe, recupera a meninice abrindo uma brecha no tempo, volta a sentir o perfume de uma estrela , a ouvir a voz de uma flor, a ver o brilho de uma fonte, escutar os guizos das folhas batidas pelo vento. Quebra-se por momentos a crosta que generaliza o outro em todos e torna as coisas comuns e iguais para se descobrir os carneiros dentro das caixas, os elefantes dentro das serpentes. Uma leitura inesquecível para todas as idades.


Nome do livro: Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Sinopse: Vidas Secas, romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.



Nome do livro: O menino Maluquinho, de Ziraldo

Sinopse: Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

Ziraldo tá com a razão. Infância verdadeira é isso que ele conta em figura e verso gostosos que nem torta de chocolate. Quem viveu assim, sabe. E quem não viveu... que pena!


Nome do livro: O Ladrão de Raios, de Rick Riordan

Sinopse: O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Nome do livro: A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne

Sinopse: O livro conta a história de um rico inglês, Phileas Fogg, que tinha uma vida regrada e solitária, mas que devido a uma aposta com seus amigos de jogo, resolve dar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado apenas de seu fiel empregado. Nessa viagem, viverá diversas aventuras e conhecerá vários lugares do mundo. 


Nome do livro: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

Sinopse: Macabéa vive sem saber para quê. Depois de perder a tia, viaja para o Rio de Janeiro, aluga um quarto, emprega-se como datilógrafa e se apaixona por Olímpio de Jesus – que logo a trai com uma colega de trabalho. Resenha: O último livro escrito por Clarice Lispector é também uma despedida. Lançado pouco antes de sua morte, A hora da estrela conta os momentos de criação de Rodrigo, o escritor que narra a história de Macabéa. Ela sabia que a morte estava próxima e coloca um pouco de si nas personagens. Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, assim como Clarice. A despedida da autora é uma obra instigante e inovadora. Como diz Rodrigo, estou escrevendo na mesma hora em que sou lido. É a autora contando uma história e, ao mesmo tempo, revelando ao leitor seu processo de criação e sua angústia diante da vida e da morte.


Nome do livro: O Patinho Que Não Aprendeu a Voar

Sinopse: Narra a história de um patinho chamado Taco, que nasceu junto com mais nove irmãos. Um dia o pai de Taco resolve ensinar os filhos a voar. Enquanto seus irmãos aprendem a voar, Taco continuava brincando, pois queria aproveitar a vida. Isso era um risco, pois patos que não aprendem a voar podem virar patos domésticos, que só fazem o que o dono quer. Quando o inverno chegou, a família de Taco voou para procurar um lugar seguro, mas como ele não sabia voar, teve de ficar, e seu pai resolveu ficar junto com ele. Um dia o pai voou para buscar alimento, os caçadores chegaram e levaram Taco para um sítio. Lá, apesar de ser bem alimentado, o patinho vivia triste, cheio de saudade...







2 comentários:

  1. Olá Denise, ótimas dicas para leitura!
    Abraços
    Cleide

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e continuem postando. Os blogs estão anotados, por isso quando eu precisar de alguma coisa, sei que poderei acessar e anotar algo interessante.
    Sonia R.
    Grupo 8
    turma 145
    melhor gestão melhor ensino

    ResponderExcluir