quarta-feira, 12 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

6ª série – 7º ano
O artigo de Joaquim Dolz & Bernard Schneuwly sobre Gênero e Progressão em Expressão Oral e Escrita, em que “o professor decide sobre a sequência de atividades e operações com que ele pretende fazer avançarem os alunos...” e, em consonância com o texto Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania, de Roxane Rojo, onde a autora propõe uma discussão de como pensa sobre as práticas de letramento e leitura escolar, em todas as disciplinas da educação básica a fim de preparar jovens para uma leitura cidadã e inclusiva, nas palavras dela, nos direcionam para estratégias que deixam evidente o papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem do aluno. O caminho defendido por eles é a utilização de uma sequência didática que contempla tanto a leitura como a escrita e a oralidade na adoção de um (ou vários) gênero de texto.
Assim sendo, com base nos dois artigos, o texto a seguir sugere uma opção de sequência didática de acordo com a proposta dos autores. Texto esse apresentado e trabalhado durante o curso MGME de 2013.
AULA ESTENDIDA (sequência didática)

Meu Primeiro Beijo (Antonio Barreto)
 
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...


Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.

Te amo muito!

Paracelso"

E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.

No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:

- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.

Mas ele continuou:

- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:

- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...

Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.

E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.

Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
Sala de aula - roda de leitura 
1) Levantamento de hipóteses:
a) Trabalhar o título: o que sugere esse texto?
b) Onde deve ter sido o primeiro beijo?
c) Com quem?
2)  Leitura compartilhada (parte 1):
a) Localização de informação;
b) Retomar o que foi registrado pelos alunos
c) Quem deu o primeiro beijo? 
d) Em quem?
3)  Leitura compartilhada (parte 2) - distribuir cópias do texto aos alunos:
a) Leitura do texto pelo professor; 
b) Trabalhar o espaço da narrativa; 
c) Trabalhar o gênero "conto";
b) Estudo do vocabulário e localização de palavras desconhecidas;
Sala de informática
4) Pesquisasquantas calorias o beijo consome;  diferença entre bactéria e vírus; a história do beijo; curiosidades (o dia do beijo) e sobre o autor.
Sala de aula
5) Discussão sobre a diferença entre beijo artístico e beijo de verdade.
6) Apresentação de obras artísticas (Salvador Dali); filme: Crepúsculo.

7) Apresentação de músicas com o tema, enquanto ilustram, em três quadrinhos, o último parágrafo do texto e assinam com um beijo
a) As meninas passam batom e beijam o papel. Em seguida escrevem o nome da pessoa que receberá o beijo;
b) Os meninos desenham uma boca e escrevem o nome da pessoa que será contemplada com o beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário